Contrariamente ao que muitos pensam, o acampamento
não inicia com a chegada do grupo ao local escolhido para acampar. Grande parte
do que acontece no acampamento é, na verdade, prenejado com semanas ou meses de
antecedência.
O sucesso do acampamento depende, em
grande parte, da forma como foi preparado, por isso a importância do
conhecimentos das técnicas de planejamento de acampamentos.
Alguns pontos s importantes na preparação de um acampamento de unidade:
• Programação: O acampamento deve ser
incluso no programa da unidade que será apresentado à Direcção do Clube e este,
por sua vez, deve apresentar, junto ao plano geral, o programa do acampamento à
direcção da Igreja. Pelo menos duas semanas antes da sua realização, deve-se
reiterrar o plano junto à direccção da Igreja e anunciá-lo;
Caso se trate dum programa especial, não
incluido no programa geral da unidade ou clube, deve-se anunciar com
antecedência ao pastor, a direcção da Igreja e aos pais, de modo a que não se
torne numa surpresa para ninguêm. É sempre importante ter um objectivo claro
pelo qual se vai acampar;
• Local: O local escolhido deve ser
consensual entre os participantes, pais e direcção da Igreja. Para que o
acampamento seja bom, o local deve ser atractivo. É bastante importante que o
local seja inspeccionado anteriormente pelos promotores do acampamento e que se
tenha autorização para acampar no local;
• Transporte: Deve estar garantido o
transporte de ida e regresso. Só se deve optar em usar o transporte público se
houver garantias de que não será interrompido mesmo em caso de mau tempo, ou
por outro motivo previsível; a contribuição para o transporte deve ser entregue
ao tesoureiro antes do dia da partida, nenhum acampante deverá ficar com o
valor. Melhor é sempre optar por transporte exclusivo;
• Cardápio: O cardápio deve ser elaborado
segundo a duração e o número de participantes. Será sempre bom trazer uma quantidade
extra para imprevistos;
• Material: Cada participante deve
garantir que leva todo o material individual necessário.
O Material para a unidade:
·
Cozinha:
Panelas, talheres para cozinhar, frigideira, recipientes para carregar água e
lavar loiça, sabão, esponja, palha de aço, fósforo impermeável, faca, etc;
·
Ferramentas
e outros materiais: Machadinha, facão, cordas e cordões, toldos plásticos e
sacos plásticos;
·
Dormir:
Tendas e toldos;
·
Recreação:
Material para os jogos (ex: bola de futebol, banderas e binóculos para as
semáforas, etc);
·
Kit
de Primeiros Socorros e salvamento;
·
Bandeiras:
Nacional, estadual, desbravadores, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário