quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CAPÍTULO 4 - A IGREJA REMANESCENTE ORGANIZADA (1853-1863)






 Entregam-se Credenciais

            Um passo inicial em direção a organização foi a criação de credenciais de identificação para os ministros. Este procedimento foi introduzido em 1853. Os ministros autônomos pregavam com zelo.

Primeira Tenda Evangelística e Escolas Sabatinas

            Os irmãos M. E. Cornell e J. N. Loughborough usaram uma tenda para um esforço evangelístico em 1854 e muitas pessoas uniram-se a Igreja. As primeiras Escolas Sabatinas regulares eram realizadas em Rochester e Buck’s Bridge, Nova Iorque em 1853 3 1854.

Mudando-se Para Battle Creek

            Quatro leigos ofereceram a Tiago White mil e duzentos dólares para a construção do prédio da publicadora em Battle Creek. Após muitas orações, a oferta foi aceita e eles mudaram-se de Rochester, Nova Iorque, para Battle Creek, Michigan, em 1855. A sede permaneceu ali até 1903.
            Na nova localidade, o preto foi mantido ativo imprimindo a Review and Herald e Youth’s Instructor, folhetos evangelísticos e de temperança. Urias Smith foi apontado como editor e os escritores incluíram J. N. Andrews, Tiago White e J. H. Waggoner.
            José Bates também se mudou para Michigan e manteve-se ocupado em esforços evangelísticos, conferencias e viajando constantemente para ministrar o “rebanho disperso”.

Primeiras Publicações

 
           
 Em 1849, um grupo de Adventistas guardadores do sábado começou a publicar um folheto chamado “The Present Truth”. Em 1850 também publicaram seis edições de “The Advent Review”. Em novembro daquele ano, estes dois folhetos fundiram-se sob o nome “Second Advent Review and Sabbath Herald”, hoje intitulado “Adventist Review” (Revista Adventista). Esta é a publicação geral da Igreja e contém novas atividades da Igreja em todo o mundo bem como artigos devocionais e doutrinários.
            O Youth’s Instructor foi criado por Tiago White em 1852 em Rochester, e continha as lições da Escola Sabatina para a semana. Para cumprir seus objetivos iniciais, a Igreja hoje publica, Vida e Saúde e Nosso Amiguinho, O Ministério, Diálogo e as Lições da Escola Sabatina trimestrais.

Oposição à Organização

            A principio, muitos pioneiros Adventistas opunham-se à organização. O fato de que muitos tinham sido excluídos de suas Igrejas anteriores, punha-lhes contra a organização formal. Porém, logo se tornou evidente à maioria que a organização da Igreja era uma salvaguarda contra confusão e fanatismo.

Finanças da Igreja Pioneira

            Na década de 1850, os que pregavam a mensagem do Advento confiavam na generosidade de seus ouvintes e trabalhavam para se manterem. Um grupo, sob a liderança de J. N. Andrews, pesquisou as Escrituras para encontrar o método de Deus para a assistência ao ministro. A recomendação foi chamada de Benevolência Sistemática. O plano adotado pedia que cada membro desse anualmente no mínimo 1 por cento de toda sua propriedade livre de dividas em acréscimo às ofertas semanais.

            Até 1853 a literatura era distribuída, mas neste ano Tiago White sugeriu que os ministros vendessem literaturas e folhetos. Um conjunto completo custava apenas 35 centavos de dólar!

7. Voto Para a Organização

            Após muita discussão sobre um sistema financeiro adequado, alguns sugeriram uma organização legal para as propriedades da Igreja. Poucos se opuseram, e Tiago White e outros foram até mesmo acusados de quererem ser administradores, unindo a Igreja com o Estado.
            Na década de 1850, o Senhor falou através de Sua serva: “Há ordem no céu, e Deus Se agrada com os esforços de Seu povo em tentar atuar com sistema e ordem em Sua obra na terra. Vi que haveria ordem na Igreja de Deus, e que é necessário um sistema organizado para levar adiante e com sucesso a última grande mensagem de misericórdia ao mundo”. (Testimonies, vol 1, p. 191).
            Em 1860, as discussões alcançaram seu clímax e os crentes voltaram formar uma organização que pudesse, legalmente possuir a publicadora e os templos.

Escolhendo um Nome

            Em 1860 o nome “Adventista do Sétimo Dia” foi adotado. Mais tarde Ellen G. White apoiou a escolha. “O nome Adventista do Sétimo Dia apresenta frontalmente as verdadeiras características de nossa fé, e convencerá a mente inquiridora. Como uma flecha da aljava do Senhor, ele atingirá o transgressor da lei de Deus e levará ao arrependimento a Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo”. (ibid p. 224).
            Uma associação legal foi formada em 13 de maio de 1861, e foi chamada de Seventh-day Adventist Publishing Association (Associação Publicadora Adventista do Sétimo Dia).
            Naquele mesmo ano, as Igrejas no estado de Michigan foram unidas na primeira Associação. Sete outras foram formadas em 1862.

Primeira Sessão da Conferencia Geral


            A primeira reunião geral oficial dos Adventistas do Sétimo Dia foi realizada em Battle Creek em 1863. Uma constituição de nove artigos foi adotada. Estes artigos têm sido emendados em sessões subseqüentes, mas nenhuma grande mudança foi feita.
            Os oficiais escolhidos para a recém-formada Associação Geral foram: Presidente John Byington, Secretário Urias Smith, Tesoureiro E. S. Walker. Tiago White tinha sido unanimemente eleito presidente, mas declinou afirmando que suas idéias de organização poderiam comprometer sua função. Os membros da comissão executiva eram John Byington, J. N. Loughbotough e Tiago White.

Membros e Ministros


            Naquele tempo havia 3.500 membros em 125 Igrejas. Os ministros somavam 22 ordenados e 8 licenciados. 

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