O Grande Desapontamento
À medida que o dia 22 de outubro
se aproximava, crescia a tensão entre os Adventistas. Milhares de pessoas
estavam totalmente despreocupadas ou apenas observavam o movimento como
espectadores. Os jornais haviam publicado historias sensacionalistas sobre os
Milentas: porém os repórteres mais sérios os descreviam como gente sincera,
devota, calma e consagrada.
Havia varias classes de
pessoas entre os crentes Adventistas. Alguns uniram-se ao grupo por medo,
outros rejeitaram a data exata, como o próprio Guilherme Miller até a poucas
semanas de 22 de outubro. E havia os crentes honestos, a maioria dos quais
aceitou o dia. Eles fizeram uma preparação adequada para encontrar a Jesus.
O dia chegou. Os
Adventistas estavam nas casas de culto ou em seus lares. Os crentes cantavam
hinos e revisavam as evidências de que o Senhor viria. O dia passou e o sol se
pôs. Mas ainda havia esperança: “Porque não sabeis o que hora virá o Senhor da
casa; se ao anoitecer, ou à meia-noite, ou ao canto do galo, ou pela manhã”
(Marc. 13:35). Finalmente, a meia-noite passou. Lágrimas caiam dos olhos dos
crentes à medida que ofereciam orações. Estavam desconsolados e perguntavam-se
uns aos outros: “Falharam as Escrituras?” Um estudo diligente da Bíblia, feito
posteriormente, revelaria que o tempo da profecia estava correto, mas o evento
que teria lugar havia sido interpretado incorretamente.
Hiram Edson disse, “Há
um Deus no céu. Ele tem se revelado a nós em benção, em perdão, em redenção e
Ele não falhará agora. Breve em algum momento, esse mistério será revelado”.
Muitos Mileritas se
separaram logo após o desapontamento, embora um grande grupo ainda se
mantivesse unido por vários anos. Tornaram-se os Adventistas Evangélicos,
crendo na doutrina do estado consciente dos mortos e no inferno de fogo eterno.
Gradualmente esmoreceram até à extinção. Outro grupo que cria no estado
inconsciente dos mortos, mas continuou a observar o domingo, tomou o nome de Cristãos
Adventistas. Esta Igreja ainda existe. Formaram-se ainda outros grupos com
idéias diferentes e alguns caíram no fanatismo. Interessamo-nos principalmente
pelo grupo que inclui Hiram Edson, José Bates, James White e Ellen Harmon. Eles
formaram o núcleo da Igreja Remanescente. (James e Ellen casaram-se em 30 de
agosto de 1846.)
Os que formaram esse
núcleo dividiram a amargura e o sofrimento do desapontamento com outros
crentes. A maioria dos que se uniram na casa da fazenda de Edson voltaram
tristes para seus lares na manhã de 23 de outubro. Edson e alguns amigos foram
ao celeiro a ali se reuniram em oração. Isso lhes deu segurança de que o Senhor
lhes mostraria a direção.
Após o desjejum, Edson
disse a um dos crentes (O. R. L. Crosier) que havia ficado: “Vamos confortar os
irmãos com essa certeza”. Os dois homens caminharam pelo campo, onde o milho de
Edson havia permanecido sem ser colhido. Seguiam meditando, pensando no
desapontamento. Mais ou menos na metade do campo, Edson parou. Parecia ver o Santuário
no Céu e Cristo o Sumo-Sacerdote indo do lugar Santo para o Santíssimo. “Vi
clara e instintamente”, escreveu Edson mais tarde, “que ao invés de nosso
Sumo-Sacerdote sair do Santíssimo do Santuário celestial para vir à Terra, no
décimo dia do sétimo mês. Ele, pela primeira vez entraria, naquele dia, no
segundo compartimento do Santuário; ali, Ele teria uma obra a fazer antes de
voltar à terra”. A purificação do Santuário marcava o inicio do juízo
investigativo.
Seu companheiro havia
atravessado o campo; mas na cerca ele olhou para trás. Vendo Edson muito longe,
chamou: “Irmão Edson, por que você parou?”
Edson disse: “O Senhor
respondeu nossa oração matinal”. Alcançando seu amigo, ele lhe contou a
respeito da nova luz que tivera.
A experiência no campo
de milho levou esses homens e outros a estudarem intensivamente o serviço do
Santuário dado a Israel e o significado da doutrina dos 2.300 dias. Eles
publicaram suas descobertas em periódicos Adventistas e Hiram Edson convocou
uma conferencia no fim de 1845.
Agora o mistério estava
resolvido e as datas confirmadas. A mensagem do terceiro anjo continuou como a
verdade presente. Foi e continua sendo uma poderosa doutrina para fazer
pecadores se achegarem a Cristo neste tempo de julgamento. A mensagem do segundo
anjo teve significado para o período que precedeu o desapontamento e mantém
ainda significado adicional para o futuro.
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