quarta-feira, 28 de outubro de 2015

LIVRO NOSSA HERANÇA - CAPITULO 3 - O NASCIMENTO DA IGREJA RENAMESCENTE (III Parte)

O Clamor da Meia-Noite

            
Guilherme Miller e outros tentaram encontrar um tempo definido para o fim da profecia dos 2.300 dias. À principio, declararam que seria “em torno de 1843”. Mais tarde, o limite do tempo foi marcado para 21 de março e então 18 de abril de 1844, fim do ano judaico de 1843. O tempo passou sem que nada de especial acontecesse. O primeiro desapontamento foi um golpe para os crentes, seguido por um período de silêncio, o “tempo de tardança” da parábola das dez virgens, como a experiência foi mais tarde interpretada.
            Após o desapontamento, estudiosos voltaram aos livros e descobriram o erro – os 2.300 anos deveriam incluir os anos completos de 457 a.C. e 1843 a.d. De modo que um acontecimento dentro do ano de 457 corresponderia à profecia na  mesma data de 1844. Isto havia sido mencionado um ano antes, mas ninguém prestou maior atenção ao fato. No verão de 1844, uma nova explosão de luz apareceu e iluminou o movimento do Advento levando-o ao seu dramático clímax no mês de outubro.
            Na reunião campal em New Hampshire, em Agosto, José Bates sentiu que receberia nova luz. Ele convidou Samuel S. Snow para dar um estudo.
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            b. José Bates (1792-1872), que fez carreira de camaroteiro de bordo a capitão de navio e se aposentou do mar antes que a primeira mensagem angélica o alcançasse. Deus havia estado a dirigir sua vida, pois sempre fora um homem de princípios corretos e amante do direito e da verdade. Ele havia deixado de usar álcool e fumo enquanto navegava pelos mares. Era membro da Igreja Cristã e com cerca de 50 anos havia sido chamado para pregar. Foi o organizador das primeiras sociedades de temperança da América. Dedicou todos os seus recursos na obra, até que, por ocasião do grande desapontamento, pouco dinheiro lhe restava. Depois disso, viveu principalmente pela fé.
            Foi o primeiro dos lideres que mais tarde tornaram-se ministros Adventistas do sétimo dia a aceitar a verdade do Sábado e a apresenta-lo a outros obreiros e fiéis. Escreveu também o primeiro tratado abrangente sobre o sábado que foi publicado. Dedicou a maior parte de seu tempo viajando “ao Oeste que ainda não havia sido trabalhado”, mesmo durante a neve do inverno do Canadá e em todas as partes do Leste americano. “Jamais recusou um trabalho árduo em sua disposição incansável. Era mais velho em idade do que seus associados mais jovens, os White porém se curvavam ante seus experientes e paternais conselhos nos primeiros dias do movimento. O Capitão Bates trabalhou ativamente até o fim de seus dias. Faleceu em 1872 e foi sepultado em seu lar no Estado de Michigan.

            c. John Nevins Andrews (1829-1883), tinha apenas 15 anos de idade quando passou pelo grande desapontamento. Começou a pregar aos 21. Esteve entre os primeiros lideres a aceitar a verdade do sábado. Era um estudante diligente e um hábil escritor (seu livro mais conhecido é A História do Sábado). Destacou-se também por ser um bom organizador. Foi ele que começou a estudar e investigar qual o plano de Deus para financiar a pregação do evangelho. A partir de sua pesquisa, desenvolveu-se o plano do sistema de dizimo que hoje conhecemos. Em agosto de 1860 ele sugeriu publicamente que os irmãos deveriam encontrar-se para discutir a organização da Igreja. Como resultado formou-se a Associação de Publicações Adventist Review e o nome Adventista do Sétimo Dia foi escolhido pela Igreja.
            Andrews foi enviado a Europa como o primeiro missionário além-mar oficial da Igreja Adventista em 1874 parcialmente devido ao fato de ser um bom lingüista. Ali ele lançou os fundamentos da obra Adventista.
            J.N. Andrews foi o terceiro presidente da Associação Geral.

            d. John Norton Loughborough (1832-1924), pregou para os Adventistas desde a idade de 16 anos, embora não tenha ouvido a mensagem do sábado até 1852, quando J. N. Andrews explicou-a tão claramente que imediatamente a aceitou. Trabalhou com M. E. Cornell na década de 1850 antes que os ministros recebessem salários, servindo em qualquer tarefa que pudesse encontrar por quatro ou cinco dias por semana e pregando o resto do tempo.

            e. John Byington (1798-887), é mais lembrado como o primeiro presidente da Associação Geral. Ele tinha sido ministro Metodista antes que conhecesse as três mensagens angélicas. Uma das primeiras Escolas Sabatinas e a primeira Escola Adventista (iniciadas em 1853) foram realizadas na casa de Byington em Buck’s Bridge, Nova Iorque. A professora era sua filha Martha. Os primeiros guardadores do sábado reuniram-se em sua propriedade, na qual ele construiu uma Igreja Adventista.

            f. J. H. Waggoner (1820-1889), aceitou a mensagem do Advento em 1852, e está entre os que pediram por uma organização da Igreja em 1860; ele era um dos lideres entre os Adventistas Guardadores do Sábado. Trabalhou no Oeste, principalmente como editor de “Signs of the Times”. Mais tarde serviu na Europa, e morreu na Suíça.

            g. Urias (1832-1903) e Annie (1828-1855) Smith foram dois promissores jovens – irmão e irmã – que lecionavam quando o Senhor os chamou para trabalhar para Ele Anne Smith respondeu como resultado de um sonho sobre o irmão José Bates, a quem ela ouviu falar logo após. Era uma obreira ardente, mais lembrada por seus poemas, muitos dos quais usados como hinos. Sua vida findou prematuramente, em 1855, como resultado de tuberculose. Urias Smith aceitou a mensagem aproximadamente no fim de 1852, mais de dez anos depois de sua irmã, e entrou para a obra de publicações. Foi ordenado ministro do evangelho e passou a maior parte de sua vida como editor da Review and Herald e escritor “Thought on Daniel and the Revelation (Pensamentos sobre Daniel e Apocalipse) é a obra pela qual ele é mais lembrado. Em 1888 foi um dos lideres na discussão sobre a justificação pela fé e um dos proeminentes eruditos da Bíblia”.

            h. Frederick Wheeler (1811-1910), era um pregador Metodista-Adventista que morava em New Hampshire e pastoreava a Igreja de Washington. Ele foi essencialmente o primeiro ministro Adventista do Sétimo Dia, pois aceitou a verdade do sábado através da Sra. Rachel Oakes (mais arde Preston) em 1844. Entre os que estavam em sua congregação e que aceitaram a terceira mensagem estavam os irmãos Farnsworth, William Cyrus.


Para estudos posteriores sobre os pioneiros, LEIA:

            Fundadores da Mensagem, de Everett Dick – Casa Publicadora Brasileira, sobre “O Clamor da Meia-Noite”. O homem não apenas falou aquele dia, mas todos os dias até que as reuniões se encerraram. As pessoas sentiam-se eletrizadas, pois a parábola das dez virgens parecia aplicar-se a eles. O irmão Snow explicou que o povo do Advento havia esperado o Senhor na primavera daquele ano, mas foram forçados a esperar mais, assim como na parábola. A profecia dos 2.300 dias deveria terminar na primavera de 1844 (no fim do ano judaico de 1843) se o decreto de Artaxerxes houvesse sido promulgado no primeiro dia do ano judaico de 457 a.C. Mas uma vez que o decreto não havia sido promulgado até o outono daquele ano, a profecia dos 2.300 dias não terminaria até o outono de 1844. Um estudo mais profundo do Santuário e de seus serviços revelou que a purificação do Santuário ocorreria no décimo dia do sétimo mês. Isso coincidiu com a idéia de que os 2.300 anos terminariam no outono, no décimo dia dos sétimo mês (no calendário judaico), data que corresponderia a 22 de outubro de 1844.
            Na parábola das dez virgens o clamor foi dado à meia-noite. A mensagem de Samuel Snow, no meio do verão, parecia corresponder ao “clamor da meia-noite”. A realidade dessas verdades prendeu o coração das pessoas e elas saíram da campal para anunciar as boas novas a todos os recantos: “Eis o noivo, sai-lhe ao encontro”. “O clamor da meia-noite” foi dado durante o tampo de tardança”.

            Os 50.000 crentes Adventistas impressionaram-se tanto com a certeza de que o Senhor viria que muitos não cultivaram seus campos porque pensavam que Ele viria antes da próxima colheita. Passaram o tempo proclamando a mensagem da Vinda de Jesus.

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