quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Canivete e Machadinho



 Canivete
Este é um instrumento indispensável para o explorador. Pode ser usado para vários fins. O seu uso é muito similar ao da faca e de outros instrumento cortantes:

• Deve ser mantido seco e limpo;
• Nunca deve ser quardado aberto;
• A lâmina deve ser mantida afiada;
• Não se deve espetar a lâmina na terra;
• Corte sempre em direcção oposta ao corpo;

Machado e Machadinha
A diferença entre o machado e a machadinha está no tamanho.  O primeiro é manipulado com as duas mãos e o segudo com apenas uma.

A seguir algumas dicas para o uso destes com segurança:
• O cabo deve estar bem fixo, evitando que a cabeça de solte e cause ferimentos a quem maneja o instrumento ou a quem estiver por perto. Mergulhar o machado ou machadinha na água fará com que o cabo inche, se fixando melhor;
• Evitar usá-lo enquanto estiver pessoas por perto;
• Não cortar galhos sobre o terra, para que o fio não se danifique pelo contacto com o solo. O galho deve ser apioado sobre um troco mais grosso

Tal como a faca, canivete ou outra ferramenta cortante, o machado não deve ser deixado caído no
chão, encostado a uma árvore e muito menos cravado no tronco vivo de uma árvore.

O seu manejo deve observar regras de segurança para o utilizador, assim como para pessoas que se encontrem por perto.

Devemos ter todo cuidado ao usar o machado para que este não atinja sua perna ou braço. Se estiver segurando com a mão no tronco ou galho que esta sendo cortado, verifique se a mão não esta ao alcance de nenhum golpe desviado por acaso.
O mesmo cuidado devemos ter com as pernas, as quais deverão estar conforme a posição em que esteja cortando, de modo a que o machado nunca te atinja a perna, mesmo no caso de um golpe mal dado e que se desvie.

O transporte do machado é outro factor importante na segurança. Quando o transportar na mão, segure-o sempre pela lâmina, e nunca pelo cabo. Os iniciantes, quando pegam no machado pela primeira vez, costumam andar com ele segurando no cabo e balanceando-o, arriscando-se a bater com a lâmina nas pernas ou atingir algum colega. Se o machado for grande poderá levá-lo ao
ombro, mas sempre com o fio da lâmina virado para fora.

Quando se passa o machado a outra pessoa, devemos entregá-lo sempre segurando na lâmina, para que se possa pegar facilmente no cabo. 

Um comentário: