segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LIVRO NOSSA HERANÇA: INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO
 
 
Dois Cursos em Um Manual Este livro foi preparado para o curso de história denominacional tanto para Líderes como para os que cursam a classe de Pioneiros. É de grande valor também para todos que desejam conhecer mais sobre a “Herança” de Nossa Igreja. Esta breve história da obra dos Adventistas do Sétimo Dia foi escrita para a juventude Adventista, a fim de que vejam os caminhos maravilhosos pelos quais o Senhor tem guiado Seu povo. A Sra. White, já cada em anos, ao olhar em retrospectiva para o progresso do movimento, assim se expressou: “Ao rever a história do nosso movimento, ao haver acompanhado cada passo do desenvolvimento até chegar ao ponto em que atualmente nos encontramos, posso exclamar: Louvado seja Deus! Porque ao contemplar o que Deus tem feito até aqui, fico admirada e se firma minha confiança em Cristo como nosso Comandante. Nada temos que temer o futuro, a menos que nos esqueçamos a maneira pela qual o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos deixou mediante os eventos de nossa história passada.” (Life Sketches. p. 196, Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 443). O professor deste curso indicará as partes que devem ser memorizadas e que dados são de particular importância. Os que aspiram o grau de Pioneiros devem estudar somente os capítulos 2 ao 13. Mesmo que não necessitem estudar tão profundamente como os Líderes, devem memorizar todas as partes indicadas pelo professor.
 


LIVROS DE CONSULTA:
Em Português: * História do Adventismo Mervyn Maxwell * Fundadores da Mensagem Everett Dick * A Mão de Deus ao Leme Enoch de Oliveira * John Boehm Educador Pioneiro João Rabelo Em Espanhol: * En las huellas de Providencia Héctor Peverini Em Inglês: * The Great Advent Movement Emma Hewell Cooper * Light Bearers to the Remnant Richard Schwarz * Origin and History of Seventh – 2 day Adventists (4 vols.) Arthur Spalding * Movement of Destiny LeRoy Edwin Froom * Seventh-Day adventist Encyclopedia Edição Revisada


 
 
Instruções aos Professores: Os instrutores deste curso devem dominar a matéria antes de ensinar este importante curso. Recomenda-se que jovens e juvenis se agrupem em classes separadas de acordo com a faixa etária. Nas classes introdutórias, o instrutor deve apresentar um resumo geral do curso para que os estudantes possam relacionar posteriormente os detalhes específicos com a visão geral do curso. Devem ser preparados gráficos e mapas para mostrar as diferentes fases da nossa herança denominacional e também pontos geográficos desconhecidos para eles. As aulas devem ser apresentadas de forma atrativa para que os alunos não apenas sejam informados, mas também inspirados. O instrutor não deve apenas ler uma parte do manual e dizer: “Aprendem isso.”A matéria deve ser apresentada de forma ativa e interessante para despertar entusiasmo nos alunos.
 
INSTRUÇÕES PARA OS QUE ASPIRAM A CLASSE DE PIONEIROS: *OMITIR: Omitam por completo o estudo dos capítulos de 1 e 15. Serão estudados quando tomarem aulas para a classe de Líderes ou o curso de Liderança. *ESTUDAS: Ao estudar a história da Igreja no território de sua divisão, deverão estudar, em detalhes, somente os episódios relacionados com o estabelecimento da Igreja em seu país e em mais um país de sua própria divisão. *ESCOLHER: No capitulo 12 selecione cinco departamentos ou áreas departamentais da Igreja e aprenda sua historia, sua obra e os nomes de seus diretores em nível de Associação Geral, de sua Divisão, de sua União e de sua Associação. No capitulo 13 escolha cinco divisões mundiais, incluindo a sua, e aprenda alguns detalhes tais como o território que abrange, membros que possui e as atividades mais destacadas.
 
INSTRUÇÕES PARA OS QUE ASPIRAM A CLASSE DE LÍDERES:
1. Leia todo o manual, capitulo por capitulo, relendo especialmente os eventos, nomes e lugares indicados pelo professor.
2. Elabore um resumo cronológico, à medida que estudar capitulo por capitulo.
3. Além de estudar a história geral da Igreja em sua divisão, estude, em detalhes, o inicio da obra em seu país e em outro mais de sua divisão, a escolher. (Verifique com o diretor JA se há material suplementar sobre esses países).
4. Prepare-se para mencionar dados sobre todos os departamentos, todas as divisões mundiais e conhecer os nomes de vários presidentes da Associação Geral.
 
EXAMES – REQUISITOS E FORMULÁRIOS: Os requisitos dos exames para os que aspiram ser Líderes estão em um nível totalmente diferente dos que seguem o curso de Pioneiros. Além disso, os primeiros necessitam alcançar uma graduação de 75 pontos para aprovação. Os segundos, apenas 70 pontos. Nas perguntas do tipo “verdadeiro ou falso” os primeiros perderam um porto por erro, os segundos, não perdem nenhum ponto. Os exames foram preparados pelos Ministérios da Igreja, área jovem. Todos os que comprarem este manual, tem direito a receber uma cópia grátis do formulário de exame, logo que concluem o curso. Foram preparados dois formulários diferente para o exame do curso de pioneiro e vários para o curso de Líderes JÁ devem ser feitos sob as mesmas condições de um exame normal e devolvido à Associação para correção e qualificação. Os exames não são devolvidos aos candidatos e não devem ser usados para finalidade de estudo. Há também dois formulários de exames para os alunos menores que seguem o curso Nossa Herança e outros para os jovens. Todos são do tipo respostas breves e objetivas e estão divididos, de modo geral, em duas seções, como no exemplo abaixo:
 
Exame do Curso “Nossa Herança” para a Classe de Líder:
Parte 1 – Verdadeiro ou Falso: Exemplo; Desde que os noves artigos da constituição original da Igreja foram redigidos, não houve nenhuma mudança significativa na organização da Igreja.
Parte 2 – Sublinhe a resposta correta: Exemplo: O apóstolo entre os incas, na América do Sul foi: (a) Pedro Kalbermatter, (b) F. H. Westphal, (c) Abram La Rue, (d) F. A. Stahl.
Parte 3- Faça a correspondência: Por exemplo: Missionários e seus campos de trabalho; autores e seus livros; instituições e seus diretores; datas e eventos.
Parte 4 – Complete os espaços em branco: Exemplo: O Departamento de Atividades Leigas começou com uma organização conhecida como a sociedade .
 
Exame de História Denominacional para Pioneiros: Parte 1 – Faça a correspondência: Exemplo: Instituições e endereços; datas e eventos; missionários e seus campos de trabalho. Parte 2 – Múltipla escolha: Exemplo: O primeiro secretário da Associação Geral: (a) James White; (b) Unah Smith; (c) E. S. Walker. Parte 3 – Informação Geral: Exemplo: Divisões mundiais; departamentos ou Igrejas; publicações; missionários; diretores jovens; atividades dos jovens Adventistas; etc. Parte 4 – Verdadeiro ou Falso: Exemplo: A maioria dos Adventistas de 1844 já guardavam o sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário