quarta-feira, 28 de outubro de 2015

LIVRO NOSSA HERANÇA - CAPITULO 3 - O NASCIMENTO DA IGREJA RENAMESCENTE (II Parte)

Congressos Bíblicos Adventistas


            De 1840 a 1842 uma serie de congressos gerais de crentes Adventistas foram realizados em varias cidades da Nova Inglaterra. No principio, Guilherme Miller não pode assistir a essas reuniões exceto uma em sua cidade natal. Isso induziu-o a unir-se ao fervoroso grupo de homens eruditos e habilidosos que haviam se unido ao movimento,alguns através de seus ensinos e outros através de pesquisa e estudo independentes.

            Cerca de 200 lideres associaram-se nesses congressos e isso unificou, seus pensamentos e estimulou sua pregação. Muitos deles eram ministros de Igrejas protestantes e representavam a maioria das denominações populares.Pregaram a primeira mensagem angélica de seu púlpito, em outras Igrejas, em encontros e reuniões campais. Havia muitos impressos Adventistas publicados, mas o que mais se aproximava de ser o órgão oficial era o “Signs of the Times”. Eles formavam a associação Adventista sem que, com isso, deixassem de ser leais as suas denominações ou congregações.
            As doutrinas comumente discutidas nos congressos e então ensinadas ao povo, tão familiares a nós eram:

-          A natureza ou maneira da vinda de Cristo nas nuvens do céu.
-          Os sinais de Sua vinda, como o Dia Escuro, a chuva de meteoros e as condições de desordem reinantes.
-          As profecias do Apocalipse, terminando com os três ais e sua confirmação, observada na perda de independência do Império Otomano em 1840.
-          Os 1260 anos de domínio papal, terminando com a prisão do Papa em 1798.
-          Outras profecias relacionadas ao tempo.
-          Os 2300 anos de Daniel 8:14.
-          A interpretação pré-milenialista da vinda de Cristo “Cerca de 1843”.

            Apesar da oposição ocasional, especialmente a pregação do ensino do retorno pré-milenialista de Cristo, os Milentas pregavam e prosperavam, mantendo relações amigáveis com as varias denominações. Muitos infiéis converteram-se e a venda de Bíblias aumentou consideravelmente.
            Carlos Fitch, no verão de 1843, imprimiu um sermão que havia pregado recentemente, aplicando Apoc. 14:8 a 18:2-4, as Igrejas protestantes assim como o Catolicismo Romano. Ele disse que ambos os ramos do Cristianismo haviam se tornado Babilônia e haviam caído por rejeitar as mensagens da Segunda Vinda de Cristo. Havia rações para essa interpretação, pois por esse tempo, muitas Igrejas haviam rejeitado os pregadores e as pregações a respeito da Segunda Vinda de Cristo.
            No verão de 1843 ministros foram ordenados pelo grupo milerita para a pregação do Segundo Advento e no “Signs of the Times” os crentes eram advertidos a se separar de suas congregações. Ao mesmo tempo, os dirigentes das diversas Igrejas pediram aos que simpatizavam com o movimento milerita que abandonassem suas crenças no pré-milenialismo (crença na vinda do Senhor antes do Milênio) ou do contrario seriam excluídos da congregação. Um exemplo disso é a família Harmon. Ellem White recorda a experiência de sua família, no livro Life Sketches pp. 50-53. Lê-se no ultimo parágrafo: No domingo seguinte, no inicio da festividade do amor [possivelmente a Santa Ceia], o ancião que presidia leu nossos nomes, sete ao todo, excluindo-nos da Igreja.

            Quando alguns dos pregadores Adventistas aplicaram o termo “Babilônia” diretamente às Igrejas que haviam rejeitado a doutrina do julgamento e do retorno de Jesus, a mensagem do segundo anjo uniu-se à do primeiro. Um folheto intitulado “Caiu A Grande Babilônia” foi publicado em Oswego, Nova Iorque. No verão de 1844, pelo menos 5.000 crentes haviam se separado de suas Igrejas para formar grupos independentes.

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