segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sexta, 22 de janeiro - Estudo adicional

A Bíblia é conhecida por não disfarçar o pecado nem a maldade humana. Como poderia fazer isso e ainda retratar com precisão a condição da humanidade? Um retrato especialmente nítido da maldade humana se encontra em l Samuel 2:12-25, onde os filhos de Eli são apresentados em contraste com o menino Samuel. O texto de 1 Samuel 2:12 diz: "Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor." Note, primeiramente, o contraste: nos tempos bíblicos, a linhagem desempenhava um importante papel na vida e, nessa família específica, "os filhos de Eli" se tornaram "filhos de Belial". Belial é uma palavra ampla, usada de várias formas e em vários contextos, quase sempre negativos. Na verdade, ela está relacionada ao hebraico bl e bli, que significam "não" ou "sem". A palavra Belial significa "sem valor", "inútil", e, em outras partes, é usada da mesma forma que foi utilizada a respeito dos filhos de Eli, isto é, outros homens foram chamados de "filhos de Belial" (2Cr 13:7; 1Rs 21:13). Em Provérbios 6:12, ela corresponde aos ímpios. Em outras literaturas do Oriente Próximo, Belial é visto como outro nome para o próprio Satanás. Em quase todos os usos do termo na Bíblia, ele aparece com sentido negativo. Como seres humanos, criados à imagem de Deus, eles foram criados para um propósito e para ter significado: contudo, de acordo com a Bíblia, esses homens eram quase inúteis, "filhos da inutilidade". Que trágico desperdício da vida!

Perguntas para reflexão.


1.        Não meio-termo no grande conflito: ou estamos inteiramente do lado de Cristo ou do lado de Satanás. De que maneira podemos buscar orientação para fazer a escolha certa quando, às vezes, não é tão fácil saber qual é a escolha "certa"?

2.        Pessoas que você admirava o decepcionaram? Você desapontou os que o admiravam? O que aprendeu nesses incidentes a respeito da fé, confiança, graça e fragilidade humana?

Respostas sugestivas: 1. A disputa desigual entre Jabim e Sísera contra Baraque e Débora, que remetem ao conflito de Apocalipse 12. Mas, por meio de Jael, Deus trouxe a vitória ao Seu povo. 2. Por causa dos seus pecados, os filhos de Israel foram entregues nas mãos dos midianitas por sete anos. 3. "O Senhor é contigo, homem valente." Mas Gideão não se sentia seguro e importante. Ele sabia por que seu povo estava sendo afligido, mas não entendia nem aceitava essa situação. Seu sentimento de impotência permitiu que Deus realizasse o milagre da libertação. 4. Em meio à humilhação e à derrota resultantes de seus pecados, Sansão recebeu a força divina para derrotar os inimigos do seu povo. 5. Embora fosse de uma nação inimiga e paga, Rute decidiu confiar no Deus de Noemi. Ela aceitou a religião de   Israel.

6. Por um lado, o mal atuou por meio dos filhos de Eli, que profanavam o santuário e os sacrifícios, desprezavam o Senhor, praticavam o adultério e desonravam o pai. Por outro lado, o bem atuava por meio de Samuel, que foi consagrado ao Senhor e ministrava em Sua presença.

Voltar ao Menú Principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário