terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Quarta-feira, 06 de Janeiro - Desobediência

Muitas vezes, santos anjos visitavam o jardim e davam instruções a Adão e Eva sobre sua ocupação, e os informavam a respeito da rebelião e queda de Satanás. Os anjos os advertiram a respeito de Satanás e avisaram que eles não deviam se separar um do outro em suas atividades, pois poderiam ser levados a entrar em contato com esse inimigo caído. Os anjos também lhes ordenaram que seguissem bem de perto as instruções que Deus lhes tinha dado, pois somente na perfeita obediência estariam salvos. Só assim o inimigo caído não teria poder sobre eles.
“Satanás deu início à sua obra com Eva, a fim de levá-la à desobediência. Ela cometeu seu primeiro erro afastando-se do marido, em seguida permanecendo nas imediações da árvore proibida, e depois dando ouvidos à voz do tentador, e mesmo ousando duvidar do que Deus dissera: ‘No dia em que dela comerdes, certamente morrereis.’ Ela pensou que talvez o Senhor não quisesse dizer justamente isso, e aventurando-se, estendeu a mão, tomou o fruto e o comeu. Ele era agradável aos olhos e agradável ao paladar. Então, ela admitiu que Deus os havia privado do que era realmente para seu bem, e ofereceu o fruto ao marido, tentando-o dessa forma.
“Vi a tristeza cobrir o semblante de Adão. Ele pareceu amedrontado e espantado. Uma luta parecia se travar em seu íntimo. Ele estava certo de que esse havia sido o inimigo contra quem haviam sido advertidos, e que sua esposa devia morrer. Teriam que se separar. Seu amor por Eva era forte, e em extremo desencorajamento decidiu partilhar do seu destino. Ele tomou o fruto e o comeu rapidamente. Então Satanás exultou. […] Havia caído e levado outros a cair. Agora havia levado a mulher a duvidar de Deus.”1
“O Céu se encheu de tristeza quando compreendeu que o homem estava perdido, e que o mundo que Deus criara se encheria de mortais condenados à miséria, enfermidade e morte, e não haveria um meio de livramento para o transgressor. Toda a família de Adão deveria morrer.”2
  1. Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 147, 148.
  2. Ibid., p. 149.

Mãos à Bíblia

5. Leia Gênesis 3:4-7. O tentador assegurou a Eva que, ao comer do fruto, seus olhos se abririam. O que eles viram quando seus olhos se abriram, e o que essa nova visão simbolizava?
Eva foi vencida por seus sentidos (Gn 3:6). A árvore era bonita, e quando ela deu uma mordida no fruto, imaginou que estava entrando numa condição mais elevada de existência. Quando compartilhou sua experiência com Adão, realmente os olhos de ambos se abriram (v. 7), mas ficaram envergonhados com o que viram.
Ao comer da árvore proibida, eles deixaram de lado essa provisão e mostraram uma falta de confiança injustificada, especialmente em vista das circunstâncias singulares em que eles se encontravam.

Pense nisto

O que podemos fazer para nos prevenir das tentações de Satanás?

Nenhum comentário:

Postar um comentário