Você procurou fazer seu melhor, mas caiu em tentação. Talvez, novamente, algum pecado secreto e acariciado. Você não está sozinho nessa batalha! O apóstolo Paulo nos diz que todos pecamos e necessitamos da glória de Deus (Rm 3:23).
O que você sentiu depois que pecou? Vergonha? Remorso? Tristeza? Medo? Desejou fugir de Deus e parar de orar porque temeu ser castigado? O que sucedeu a você também se passou com Adão e Eva. Deus tem a solução para esse problema: Jesus Cristo, Seu Filho unigênito. Deus declara que nossos pecados são perdoados por intermédio da obra redentora de Jesus (Rm 3:22-26).
Então, o que devemos fazer?
Arrepender e confessar. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). Que promessa poderosa! Assim como Deus perguntou a Adão e Eva: “Onde vocês estão?” (Gn 3:9), Ele também nos convida a ir a Ele e confessar nossos pecados. Ao fazer isso, temos a oportunidade de refletir sobre os erros e as circunstâncias que nos levaram a praticá-los.
Aceitar o perdão divino e seguir em frente. Jesus disse à mulher apanhada em adultério: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado (Jo 8:11). Precisamos crer que Ele perdoa nossos pecados e deles não lembra mais. Por que, então, deveríamos nos lembrar? Em vez de olhar para trás e reviver os pecados que cometemos, devemos olhar para frente, para a esperança da justificação e santificação. Escrevendo aos cristãos que estavam em Filipos, o apóstolo Paulo disse: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13, 14).
Mãos à Bíblia
Talvez já estaremos há muito tempo na eternidade quando entendermos plenamente quanto dano foi causado por esse único incidente junto à árvore.
6. Leia Gênesis 3:10-19. O que as desculpas de Adão e Eva revelam sobre quanto eles já haviam sido corrompidos?
Note como Deus lidou com essas desculpas. Antes que Deus pudesse redimi-los, Adão e Eva tinham que admitir a responsabilidade pelo que haviam feito. Assim, o Senhor cuidadosamente explicou os resultados de seus atos individuais. Teriam que enfrentar a escolha de continuar em rebelião ou voltar para Deus.
Pense nisto
- A lembrança dos pecados e erros do passado podem ser uma “porta aberta” para Satanás nos enganar.
- Ao nos arrependermos de nossos pecados, como evitar a armadilha da “graça barata”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário