domingo, 10 de janeiro de 2016

Quinta, 14 de janeiro - José e seus irmãos

Assim como Jacó merecia um tratamento muito pior da parte de seu irmão Esaú, de acordo com a maneira pela qual o havia enganado, vemos algo semelhante na história de José e seus irmãos. No último caso vemos, novamente, irmão odiando irmão pelo favorecimento de um em detrimento do outro (Gn 37:3, 4). A túnica de muitas cores não foi feita simplesmente de lençóis listrados. A palavra original sugere que era uma veste cara usada pela realeza, provavelmente coberta de ricos bordados e desenhos coloridos, e que deve ter levado até um ano para ser confeccionada.

Depois, quando José falou a seus irmãos sobre seus sonhos (Gn 37:5-11), produziu ainda mais ódio e inveja contra si mesmo. Assim, na primeira oportunidade, planejaram livrar-se dele (Gn 37:19, 20). Os irmãos devem ter felicitado uns aos outros pelo fato de ter sido tão fácil tirá-lo da vida deles. Nenhum deles, porém, tinha ideia de como Deus usaria essa situação para salvá-los, anos mais tarde.

1.     Leia Gênesis 45:4-11. Qual foi o quadro mais amplo que José enxergou? Qual foi o seu foco principal?



Pense no que deve ter passado pela mente do jovem José enquanto estava acorrentado e seguia atrás de um camelo, olhando para as montanhas que haviam sido o lar de sua infância, e vendo-as desaparecer ao longe; e depois, quando foi colocado numa plataforma de leilão, e compradores curiosos o apalpavam e humilhavam, em sua inspeção minuciosa, antes de dar um lance. Muitos renunciaram à ao enfrentar menos humilhação e sofrimento do que isso.

José poderia ter escolhido se tornar amargurado e deixar de crer em Deus, mas, em vez disso, escolheu manter sua em meio a essa luta angustiante, quando o grande conflito se desenrolava em sua vida de maneira dramática.  Ele  logo se  adaptou  à casa de  um  dos  mais importantes militares do  país  e, sob a


bênção de Deus, conquistou rapidamente a confiança dele (Gn 39:1-4). Por fim, o escravo acabou se tornando líder no Egito.


Apesar da grande disfunção familiar revelada nessa história, apesar da traição e maldade, houve um final feliz. Porém, se as coisas parecem não terminar tão bem como ocorreu com José, você conserva a fé? Qual é sua atitude?

Nenhum comentário:

Postar um comentário